Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Eleições presidenciais de 2010.




Olá camaradas. Ultimamente venho pensando em vários posts pro blog. Um deles consegui postar, o do Mr John Perkins. A idéia do post de hoje, originalmente, era sobre a crise do senado, mais especificamente sobre a discussão entre Pedro Simon e Collor, e a acordão que rolou no fim de tudo. Mas dai veio a briga entre rede globo e record. E eu me senti tentado a comentar esse fato, que diga-se de passagem estou amando, rs. Porém, nem sobre isso será possível ainda. Preferi usar esse blog pra fazer uma prévia sobre as eleições presidenciais de 2010, motivado principalmente pela possível ida da Marina Silva pro PV para uma candidatura a presidência. Vi esse fato como o mais importante de momento. Por que ? Vamos aos fatos.

Marina Silva representa 2 movimentos em grande expansão no país: ela é ambientalista e evangélica. Além disso, Marina representa a origem do PT, de militância e engajamento, e não o PT de hoje, que tem como unico lema a governabilidade a qualquer preço. Ou seja, Marina é uma figura emblemática entre os que construiram o PT, conta com a simpatia dos principais nomes do partido hoje (diga-se Tião Viana, Aloízio Mercadante, Suplicy, Delcidio Amaral). Justamente o mesmo ramo do partido que se opôs a indicação de Sarney como presidente do Senado. O PT dos melhores tempos.

Dilma, por sua vez, é a candidata de Lula. Ingressou no PT em 1999, vinda do PDT, onde teve sérias divergências com membros do alto escalão do Partido. O PT em sua grande maioria é contra sua indicação a Presidência por esse motivo, bem como pelo fato de ela nunca ter sido eleita pra nenhum cargo. O problema é que ela é, também, a candidata do PMDB, que hoje é o principal alicerce do governo Lula. Ou Seja, a candidatura dela é, além do desejo de Lula, o desejo do PMDB, que será (ou melhor, seria) o peso da balança. Por que seria ?

No começo das simulações eleitorais, havia uma disputa até equilibrada entre Serra e Dilma. O PMDB ainda não tinha se decidido sobre qual candidato apoiar. Quem fosse apoiado pelo PMDB fatalmente levaria. E o PT (ou melhor, LULA) se focou nisso. E tudo caminhava em tranquilo, com o PSDB desesperado, a Veja desesperada, a Globo desesperada. Tudo apontava pra uma "nova vitória" de Lula. Até o começo do Ano, quando Serra assumiu a dianteira das pesquisas, e com vantagens cada vez maiores sobre Dilma.

Mas o que originaria queda tão repentina na aceitação de Dilma? Em primeiro lugar, a crise econômica que assolou o mundo nos ultimos 12 meses, e acabou pegando de maneira negativa os membros do governo. Em segundo, a crise política brasileira, que denegriu e muito a imagem do PT pelo apoio que o partido tem de Collor, Sarney e outras figuras que representam tudo aquilo que o PT lutava contra em suas origens. E em terceiro, resultado da 2ª causa, a maior crise partidária que o PT já enfrentou em toda sua história. Crise essa que pode reduzir o PT à um mero PRONA de esquerda, com LULA como Enéas Carneiro.

A Crise partidária do PT resulta do apoio irrestrito de Lula a Dilma, oque gera antipatia com as principais lideranças do Partido. Além disso, o provável apoio do PT a Ciro Gomes no governo do Estado de São Paulo, o que também desagrada, e muito, os membros do partido, quem tinham como favoritos o senador Eduardo Suplicy e o Deputado Ricardo Berzoinni.

Assim sendo, Marina pode ser a primeira a debandar pra outro partido, levando com ela muito do que ainda se tem de bom no PT. Pode ser o fim do Partido dos trabalhadores, o maior movimento social brasileiro de todos os tempos, surgido em plena ditadura militar, mas que hoje nada mais representa que os ideias de tudo aquilo que lutou contra até 2002. Marina é o nome. Mas esqueceram de avisar Lula. Esqueceram de Avisar Tarso Genro que Marina candidata pelo PV é voto a menos pro PT, pra Dilma, e votos a mais pra Serra. Nenhum eleitor de Serra vota em Marina. Já os eleitores de Dilma, bem, não são tão eleitores de Dilma assim.

Torço pra que um pouco de sanidade caia sobre a direção do PT (ouviu presidente Lula ?) e eles consigam segurar Marina. Não é a garantia de segurar a presidência do Brasil por mais 4 anos. Mas é uma esperança imensamente maior que Dilma. É um sopro do velho PT, aquele que há 10 anos me encantou, me cativou, e que tenta se reerguer diante do P(T)MDB. O país precisa de Marinas, de Suplicys, não de Collors e Sarneys. Mas, eu sou apenas 1 eleitor, e não consigo dar os rumos certos pro partido. Eu estou com o PT, seja a Marina ou a Dilma. Mas a população brasileira já deu provas que, com Dilma, não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que Dilma caiu. MUITO pelo contrário, se analisarmos a curva e não os números, ela só subiu. Ao contrário do Serra, que manteve os mesmos 40% (em média), Dilma pulou do 3% pros 15%, 20%. O PMDB está rachado. O Quércia está com Serra. Estão jogando em duas frentes, onde houver governo o PMDB estará lá. O PT não tem nomes pra SP. Aposto qualquer coisa, Alckmin volta. No nacional, há quadros do setor "faca na caveira" que querem COLLOR vice da Dilma. O PT se nivela por baixo. Eleição é só depois da apuração, mas concordo que está tudo embolado. O Presidente Lula rifou seus ideais e sua história como homem pela manutenção do poder. É triste, mas ele caminha para se tornar (se é que já não é) um Coronelíssimo Sarney. Não há nada mais autoritário que um governo de esquerda, vide Stalin, Fidel, Chavez...

Tio Bin disse...

NuncaCEscuqtei Um Comentario Tão Infame No minomo De Alçguém Que não Conhece Historia Stalin nnunca Ditou Nada Ele Mandava Com Um Conselho Agora que ele Tinha um Dialetica maior E geralmente Ganhava Oque Ele Discutia não Podemos Fazer nada Fidel ele Tem Um Enorme Apoio popular confundido Por DitaduraE Se Vc Acha Que um Governo num Pode obrigar produtores De Arroz A Vender Arroz no Lugar De um Arroz Com Sazon Dez Vezes mais Caro o Chavez é um Grande Ditador Com Todo meu Apoio