Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Referendo Boliviano


Esse referendo foi realizado dia 25, onde 85% da população participou, isso demonstra a força e politização no momento atual na Bolívia. Para se ter uma idéia, em 2004 o referendo organizado por Carlos Mesa teve apenas 60% de participação, apenas 38% da população foi contra o referendo de Evo.
Mas pior que tudo isto, são os cachorros dos separatistas que não reconhecerem o referendo, quiseram negociar para não adotá-lo nos distritos que não ganharam. Eles querem dividir o país esquecendo que a Bolívia é uma unidade.
No referendo os indígenas, que são maioria na Bolívia, ganharam maior participação na vida política (80 dos 411 artigos do referendo, dizem respeito à questão indígena).
Os indígenas serão exclusivamente responsáveis pelos recursos de suas terras , não mais estará em poder do estado, com exceção dos recursos energéticos que serão utilizados apenas pelo estado, proibindo sua privatização e até concessão de exploração. A mesma autoridade da justiça tradicional foi concedida à justiça indígena.
Além dessa votação, há outra que decide se as terras terão limites de 5.000 ou 10.000 hectares, mas não será válida para quem já possui terras maiores. O governo é autorizado a tirar terra desses detentores de terra de grande porte, contanto que esta não uma função ou utilização social.
O referendo permite reeleição, e o segundo turno será votado e não mais decidido pelo congresso.
A respeito da coca: “o estado protege a coca originária e ancestral como patrimônio cultural, recurso natural renovável e fator de coesão social".
É proibido instalações de bases estrangeiras em território boliviano.
O texto também diz que o Estado é laico e não mais católico, abrindo passagens às leis e finalmente às minorias. Não está caro como deveria, mas houve muitos avanços. É proibido a discriminização por quaisquer motivos.
O referendo garante a qualquer homem ou mulher o "exercício de seus direitos sexuais e seus direitos reprodutivos". Além do reconhecimento de famílias, e não apenas de pai, mãe, marido ou esposa.
Outra medida importante tomada por Morales foi lançar o jornal Cambio um pouco antes do referendo para esclarecer ao povo. O jornal será estatal como o canal 7 e a emissora de rádio pátria livre. Os oposicionistas dizem que é um meio do governo fazer propaganda, mas isso é pura mentira, isso só existe porque a imprensa local é suja, fica contra o governo Evo e só mostra um lado. Além do mais, o que eles temem é um jornal contra 20, é um canal contra 450, é uma emissora contra 1500. Mas mesmo assim, Evo tem sua popularidade inquestionável pelo povo, afinal ele conseguiu erradicar o analfabetismo e o plano se consiste em muito mais que isso, esta foi apenas a fase inicial do projeto.
Cada vez mais, a direita treme mais na Venezuela. Chávez também aprovou a constituição bolivariana e o PSVU obteve ótimos resultados nas eleições. A frente sandinista na Nicarágua também obteve ótimos resultados e Daniel Ortega se mantém firme e forte. Fidel mantém tudo em ordem em Cuba, frente Farabundo Marti ganhou 10 dos 14 estados em El Salvador, Rafael Correa no Equador, Cristina Kirchner mandando os sanguessugas pra correr e lula com ótimas possibilidades de eleger Dilma Roussef em 2010. O cerco está se fechando e de uma maneira que eu nunca imaginei que fosse ocorrer: pelo voto.
América Latina livre como sonhou Sandinas, Pancho Villa, Bolívar, entre outros.

Nenhum comentário: