Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

10 Anos Da Revolução Bolivariana(E Depois Desse Plebicito Até 2020)


Sim camaradas, já faz 10 anos que Hugo Chávez assumiu o poder e iniciou a revolução bolivariana. Mas ainda estamos muito longe do ideal, ainda há muita pobreza na Venezuela. Contudo a situação está bem melhor do que há uma década. E isso totalmente compreensível, pois se tratando de história, nada muda do dia para a noite. Hoje a Venezuela é detentora da quarta posição na economia da América Latina. são 20 semestres seguidos de crescimento econômico, resultando no total de 526,98%.
Um fato importante foi à estatização da PDVSA, que anteriormente, em sua real conjuntura, não tinha nada de estatal. Estava a serviço dos monopólios. Chávez estatizou também a CANTV e a EDC (empresa de telefone e energia). Essas empresas são de setores estratégicos para o governo e proporcionam uma grande melhora à população, tornando a telefonia acessível e auxiliando no desenvolvimento tecnológico do país, que passou a investir mais neste setor. Exemplo disso foi o lançamento do satélite Simon Bolívar. Chávez já declarou que ele não será usado apenas pela Venezuela, mas também por países que sofrem com o governo estadunidense. Isso faz parte de um projeto socialista que possui um significado muito maior e mais simbólico que o acontecimento em si. Toda essa luta não foi em prol de meia dúzia, mas sim em prol de toda a população.
Esses fatos mudaram a vida do povo para melhor, o número de “extremamente pobres” caiu de 20,1% para 9,5%. Não é o ideal, porém como já citado acima, a historia é um processo lento. O índice de pobres também caiu de 50% para 33% e a taxa de desemprego despencou de 12% para 6 %. Chávez também liberou o comércio informal, que é um setor importantíssimo para empregos. O salário mínimo passou de 47 para 371 dólares, é o maior da América latina. Além disso, os trabalhadores recebem a bolsa-alimentação (equivalente a 139 dólares), e também contam com mais um projeto governamental, o “Missão Alimentação”, que oferece alimentação a preços baixos.
Na área educacional, Chávez erradicou o analfabetismo. A Venezuela é agora o segundo país da América Latina a conquistar tal feito. Além disto, existem outros projetos educacionais que graduaram mais de 3,4 milhões de pessoas.
Chávez também promoveu melhoras na saúde. Há pouco tempo, venezuelanos morriam em filas de hospitais, hoje graças ao projeto “bairro adentro” existem médicos a duas quadras de casa. A situação era de calamidade. Hoje com todo o sistema praticamente estatizado de 1.600 médicos para a população, hoje 19.600 prestam atendimento. A mortalidade infantil caiu de 21,4 por mil, para 13,7.
Nesta década “chavista”, além de um projeto junto a Cuba de operar 6 milhões de latino-americanos de catarata, a Venezuela instalou as bases russas para proteção de um futuro ataque estadunidense. Cito também a melhoria nas relações dos países latino-americanos, a expulsão de embaixadores dos Estados Unidos e Israel por suas truculências.
Mas a vida não é apenas flores, essas melhoras vêem acontecendo através de muita luta. Mesmo Chávez sendo eleito através do voto do povo venezuelano, ele é acusado de ditador. Logo ele que deu total liberdade à imprensa (pra mim é até um defeito esse excesso de liberdade). A situação mostra-se contrária, pois ele sim sobreviveu a um golpe patrocinado pela elite estadunidense e principalmente pela RCTV, que por base legal, devido a essa participação do golpe mal-sucedido a Chávez, não teve sua concessão renovada.
Quando vejo os protestos contra ele na TV, vejo apenas a elite, é impressionante. Esses dias ele desejou boa sorte a Stalin (apesar desse belo nome é um anti-chavista oportunista, de bom só tem o nome) em um protesto contra ele. Por aí dá pra ter uma noção da liberdade que até os oposicionistas tem.
Chávez fará um plebiscito para reeleições ilimitadas. Está sendo muito combatido pela oposição, pelos troskos, e pela mídia golpista. Eles alegam que seria uma ditadura, mas realmente eu não entendo esse conceito, pois se fosse não teria outras eleições. Quando o povo estiver insatisfeito, tirará ele do poder. O problema é que eles sabem que ele não deixará o poder tão breve, pois ele é amado pela população e com razão. As melhorias que Chávez proporcionou a Venezuela demonstram que ele está seguindo passos de Simon Bolívar e seu general pernambucano Inácio Abreu E Lima.

Nenhum comentário: