Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

domingo, 4 de janeiro de 2009

A CAIXA DE PANDORA SOVIÉTICA PARTE III

A ASCENSÃO DE JOSEF STALIN AO KREMLIN.
SOB A BANDEIRA DO MARXISMO LENINISMO É EDIFICADO O SONHO SOCIALISTA, O MAIS BELO CONJUNTO DE CRIAÇÕES HUMANAS: A UNIÃO SOVIÉTICA STALINISTA!

A questão sobre quem seria o sucessor de Lênin na direção do Estado sempre esteve presente, mesmo nos idos de 1917 quando o país estava em guerra cível e a Revolução ainda nem havia sido consolidada. Stalin e Trotski eram duas figuras proeminentes, inteligentes e astutas. Cada um a seu modo.

O primeiro era mais introspectivo, observador, nada escapava a seus olhos atentos, era um verdadeiro enxadrista, ao contrário de como gostam de pintar-lo no ocidente, Stalin nada tinha de um “caipirão georgiano”, Ele valorizava extremamente o conhecimento, (daí vinha muito de sua admiração por Lênin). Josef Stalin era uma figura com a qual seria muito difícil encontrar um assunto sobre o qual não pudesse conversar. Além disso, novas biografias também o mostram como um homem altamente refinado no tratamento com as mulheres.

Stalin passou sua juventude e maior parte de sua vida em Prisões Siberianas ou em atividades de conscientização política dos trabalhadores nas fabricas e em atividades subversivas contra o Tzar. Conquistou o respeito e a mais alta admiração de V. Lênin.
Sempre que havia algum problema, revoltas, sabotagens, motins ou qualquer coisa que estivesse atrapalhando os rumos da revolução traçados por Lênin, o mesmo o enviava para os mais distantes confins do país para resolvê-los.

Mais adiante escreverei algumas citações de Winston Churchill sobre Stalin, que descrevem um Estadista de raras virtudes.

Trotsky também era um homem de grande bagagem cultural, falava diversos idiomas, era autodidata, circulava entres as diversas facções dentro do circulo revolucionário, foi menchevique quando achou que devia ser menshevique e foi “Bolshevique” quando achou que devia ser bolshevique. Nunca deixou escapar uma oportunidade de subir na hierarquia do partido.

Cada um teve de Lenin papéis distintos e fundamentais na Revolução de Outubro, mas a divergências políticas não tardariam a chegar.

As divergências ideológicas entre os dois eram sobretudo em relação ao futuro da revolução. Trotski defendia a idéia de que a “Revolução Permanente” deveria começar imediatamente depois do estabelecido o governo soviético, ou seja a União Soviética recém nascida de uma Guerra Mundial e uma Guerra Civil (um país ainda basicamente agrário, pouca infra-estrutura capacidade de defesa do próprio território ainda deficiente) deveria, na visão fantasiosa Trotski liderar uma Revolução Mundial, fomentando processos revolucionários na Europa, sobretudo na Alemanha. Sim na teoria essa era uma idéia linda, porém impraticável, pois o simples estabelecimento do governo Bolshevique na Rússia fez com que 14 potências estrangeiras invadissem o país durante a guerra civil. O que fariam essas potências dentre elas Inglaterra, França e EUA se Trotski tentasse incutir nelas a Revolução Socialista? A União Soviética da época era um Estado ainda tentando se firmar e saído de duas guerras que devastaram o país. Poderia este Estado “declarar guerra ao mundo capitalista” como queria Trotski em sua visão excessivamente romântica e pouco prática da Revolução??? Stalin achava que não. Stalin pregava a consolidação da Revolução soviética com a edificação de um Estado Revolucionário forte para em seguida com plenas condições econômicas, culturais e militares internacionalizar a Revolução.

A subida de Stalin ao posto máximo da União Soviética foi um fato que surpreendeu alguns, pois Stalin era um homem reservado, e existiam figuram que se esforçam ao máximo para manter-se em evidencia, como o próprio Trotsky (geralmente assim são os oportunistas). Já Stalin preferia os bastidores, e de um por um obteve o apoio de seus camaradas dos tempos da clandestinidade.

Na luta pelo poder Stalin saiu vitorioso contado para isso com valiosas colaborações de aliados no Exército e em postos chave do partido e da policia secreta. E isto é um fato curioso que demonstra a astúcia do enxadrista Josef Stalin. Seus principais aliados estavam justamente em postos chave de estruturas político-militares, como o Exército Vermelho que havia sido dirigido por seu rival Leon Trotsky.


Continua no próximo post (sabe-se lá quando)
GOVERNO DE JOSEF STALIN PARTE I.

Nenhum comentário: