Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Cristina Kirchner: Um Exemplo A Ser Seguido


Um dos meus grandes elogios à Cristina se deve ao fato dela estar acabando com a política vendida e privatista de Menem. Um dos grandes passos foi a estatização da previdência. Por ser algo tão importante ao povo argentino, a previdência não pode ficar nas mãos de especuladores. A previdência deve proporcionar segurança ao povo e realizar um projeto que acabe com a sua privatização, feita por Menem em 1994.
Outro projeto deve ser feito para estatizar a Aerolineas Argentinas, principal empresa aérea que atua no país e que se encontra endividada. Ela foi privatizada em 1991 comprada pela empresa Ibéria, que em 2001 a vendeu para a Marsans. A Marsans comprou a Aerolineas Argentinas pelo valor simbólico de um dólar. O Governo Argentino aplicou 750 milhões de dólares para garantir a continuidade dessa empresa. Mas a Marsans demonstrou ser totalmente incapaz de manter a Aerolineas Argentinas, tanto que a encharcou de dívidas. Devido a tais condições, enfim ela será estatizada. Afinal, o transporte aéreo argentino é um setor extremamente estratégico para o país, e não pode ficar sob a responsabilidade de pessoas tão incompetentes.
O último projeto de estatização anunciado foi o da fábrica de aviões militares Cordoba, que foi ridiculamente privatizada por Menem em 1995. Esta fábrica foi acusada pelo governo Menem de contrabandear armas para o Equador e Croácia. É um absurdo uma fábrica utilizada para a segurança nacional ser privatizada. Nem o mais neoliberal dos neoliberais privatizaria uma fábrica que serve à defesa do país.
E observando nossa vizinhança, penso Lula deveria seguir esse mesmo rumo. Primeiramente, com a descoberta do pré-sal, ele deveria aproveitar e comprar todas as ações da Petrobrás, já que estas estão baixas devido à crise. Ele também deveria regulamentar a região do pré-sal, colocar tudo nas mãos da Petrobrás e não deixar que companhias privadas mexam nisso.
Outra medida cabível é re-estatizar a Vale o mais rápido possível. Pois uma empresa com a importância estratégica e valiosa como a Vale nunca deveria ter sido privatizada pelo senhor Fernando Henrique Cardoso. Observem os valores! Uma empresa que é dona do solo mais rico do país é detentora da maior jazida de minério de ferro do mundo. Além de toda a infra-estrutura. A Vale foi vendida por míseros três bilhões de dólares. Não nos esqueçamos que a Vale é constituída de capital público. Para se ter noção de como três bilhões é pouco, em 2006, ela teve um lucro de 13 bilhões, em 2007 de 20 bilhões, e este ano de 19 bilhões (números referentes ao mês de setembro, pelo jeito superará o lucro do ano passado).
Roger Agnelli, presidente da Vale, no seu sempre papel antipatriótico de diminuir o direito dos trabalhadores, já deu férias coletivas a 4400 funcionários e demitiram outros 260. Não é suficiente para ele tudo o que ganhou em cima do governo? Nem os 7,3 bilhões de reais que pegaram do BNDES? Nem o reajuste de 70% do minério de ferro? Ele sempre quer mais. Agora quer desregulamentar as leis trabalhistas e deixar os funcionários em pavor.
O Governo Federal deve agir, temos que estatizar essa empresa. Pois ela é de extrema importância ao país e dá muitos empregos. Não podemos deixá-la na mão de um Paquiderme antipatriota que visa apenas o lucro máximo e acaba com o emprego de milhares de brasileiros. E o que é pior, com dinheiro público. Não basta Agnelli ser oportunista, ele ainda se aproveita da crise mundial, que como o Lula já havia dito, aqui no Brasil não iria passar de uma brisinha.

Compra das ações da Petrobrás já!
Estatização da Vale Do Rio Doce já!

Um comentário:

Anônimo disse...

Haháá ! Tio Bin sempre revolucionando por aqui ! A revolta é nítida nesse post, meu amigo !