Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide

Homenagem Ao Reporter Muntadar Al-Zaide
"Toma Seu Beijo De Despedida Seu Cachorro" Frase Do Nosso Querido Reporter Ao Criminoso De Guerra George W. Bush

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A CAIXA DE PANDORA SOVIÉTICA PARTE I



PARTE 1.

*FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL RUSSO.
*EXPANSÃO DO IMPÉRIO.
* IVAN O TERRÍVEL.


A caixa de Pandóra Soviética


Com o presente texto e os próximos que se seguirão a este pretendo esboçar alguns elementos históricos mais ou menos em ordem cronológica desde a formação do Estado nacional russo no final da Idade Média até a trágica implosão do país dos Sovietes em 1991.

Para tal penso ser fundamental expor alguns conceitos e particularidades referentes á Ásia Central, Leste Europeu e mais especificamente á imensa Rússia. Assim neste primeiro texto decidi limitar-me aos seguintes temas FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL RUSSO.
EXPANSÃO DO IMPÉRIO. IVAN O TERRÍVEL. Para depois abordar outros.

A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial e é extremamente multifacetado, tão grande quanto suas fronteiras, também é sua diversidade étnica e cultural, formando uma verdadeira “Torre de Babel” caracteristica essa que foi especialmente ascentuada no decorrer do período soviético.

Durante duzentos anos os povos da região foram dominados pelas hordas mongóis, e tártaras (mongóis islamizados). As guerras de defesa e conquista tiveram papel fundamental na formação psicológica do povo russo.
O Império russo surgiu de um pequeno principado (Kiev), onde hoje é a atual Ucrânia, a chamada Rússia de Kiev. Com a ascendência do principado de Moscou sob comando de Ivan III, os russos finalmente derrotaram os mongóis em 1480. Foi Ivan III quem construiu o Kremlin (Fortaleza em russo), e adotou o titulo de Tzar (César), pois pretendia que o império em formação fosse uma seqüência de Roma Oriental. (a megalomania seria um traço típico da Rússia dali em diante).
No Reinado de Ivan IV (Ivan o Terrível) surgiu a denominação de "Tzar de todas as Rússias", Ivan o Terrível conquistou a Sibéria dos tártaros aumentando consideravelmente a extensão do território russo, esta expansão só se completaria mais tarde em 1645 quando os russos alcançaram o oceano pacifico.

Devo dizer que uma importante característica da Rússia (e isso deve sempre ser lembrado) é sua “mobilidade fronteiriça” a Rússia em todos os seus períodos apresenta um Processo Cíclico de Expansão e Contração de suas fronteiras, desde a formação do Estado Nacional Russo. Foi durante o Governo de Josef Stalin que a Rússia atingiu seu maior tamanho. A ultima contração de seu território e influência verificou-se em 1991 com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O advento do Governo do Vladmir Putin marcou o inicio de um novo período e novas perspectivas sobre as quais mencionarei mais detalhadamente em outra postagem.

Outro ponto que qualquer um que se arrisque a entender a Rússia deve ter em mente é que ao contrario do que de maneira geral ocorreu no Ocidente, na Rússia o Estado forjou a sociedade e não o a Sociedade o Estado (este é um dos pontos chaves a meu ver, para entender o estado soviético e uma das razões pela qual uma democracia de modelo ocidental liberal jamais terá sucesso na Rússia) ...Ou seja o Estado Russo não foi resultado de processos econômicos e sim da estrutura política; Quando Vassili III sucessor de Ivan III passou a tomar decisões sem consultar a nobreza, pois este tinha o prestigio de comandar Moscou (a cidade unificadora da terra russa).

---------------------------------------------------------------------------------
Ivan o Terrível.

Para comemorar a vitoria sobre os Tártaros Ivan o Terrível mandou construir a catedral de São Basílio (esta de cúpulas coloridas que vem a mente de todos quando se fala da Rússia). Depois de concluída a obra Ivan o Terrível mandou arrancar os olhos do arquiteto ocidental para que jamais construísse coisa semelhante para outro monarca.

Quando muito doente Ivan IV acreditando que estava prestes a morrer convocou uma reunião com nobres e conselheiros, exigiu deles que fossem fiéis a seu filho, Dmitri de poucos meses. Eles se recusaram e declararam apoio a um primo de Ivan, mas Ivan IV recuperou-se da doença. Mais tarde em um acidente e seu filho morreu afogado em um rio. Pouco tempo depois viria a morrer sua mulher. Ivan então se decidiu por vingar-se de seus conselheiros e nobres que não o foram fiéis. Eliminou milhares de pessoas com apoio de sua policia política.(Oprithnina) garantindo o apelido de “Ivan o Terrível”
---------------------------------------------------------------------------------

* Nos próximos textos pretendo escrever um pouco sobre o Império Russo no inicio do século XX, a Revolução de 1905, a Revolução Bolshevique de 1917, Lenin, Stalin e Trotsky, sobre o nascimento da URSS, e algo sobre uma fundamental questão: as nacionalidades, que após 1991 daria inicio a inúmeras guerras no leste europeu modificando constantemente a fronteiras da região.

Nenhum comentário: