Primeiramente gostaria de falar da vergonhosa greve dos bancários. Se tem alguém que fatura dinheiro, são os banqueiros. Eles se recusam a dar aumento aos bancários, e toda essa grana é verdadeiro dinheiro de pinga para eles. E o pior é que a PIG (Partido Da Imprensa Golpista), com os velhos hábitos de velhas raposas da imprensa, fazem uso desta como principal estratégia de colocar o povo contra os grevistas.
Uma das principais táticas é divulgar os salários dos bancários, que por ser uma classe melhor organizada, conseguem lutar por salários melhores. É evidente que eles ganham bem melhor que a grande maioria, mas ainda é pouco se levarmos em consideração a quantia que os banqueiros faturam.
Os banqueiros não se entregam nunca, mantêm uma política centralizada, voltada somente a eles. Infelizmente, até o governo Lula age da mesma forma com as políticas do banco central do Henrique Meirelles. Os banqueiros recusam-se a dar o aumento e demoram, propositalmente, para dar uma resposta. A PIG se aproveita da situação e coloca a população contra esses trabalhadores, afim de que os bancários aceitem aumentos insignificantes comparados ao ganho dos banqueiros.
A outra greve que quero comentar é sobre a polícia civil de São Paulo. A PIG utiliza-se da mesma tática de manipulação. A polícia civil realiza protestos diariamente e não é divulgado nem sequer um rodapé de página em nenhuma revista. Então o nosso querido governador, José Serra, diz que irá realizar uma negociação com a polícia civil, e autoriza uma comissão desta para negociar no palácio dos bandeirantes. Quando a polícia chega Serra simplesmente diz que não vai mais negociar e coloca os policiais militares contra os civis. Ainda bem que os policias civis usaram a cabeça e, mesmo armados, não usaram suas armas. Do contrário assistiríamos a uma tragédia muito maior do que a que houve com 29 feridos - (depois eu que sou o intransigente).
E ainda para piorar, o Serra com a maior cara de pau, veio falar que tudo isso foi algo movimentado politicamente pelo PT... Como assim cara pálida????? A polícia civil está há 14 anos sem receber nem sequer a reposição da inflação, recebem apenas algumas gratificações que não são incorporadas ao salário. Muitas vezes, não chega a 20 reais anuais, isso mesmo, não chega a 20 reais ao ano essas gratificações, e ainda não são estendidas aos aposentados. E Serra diz que a batalha foi provocada pelo PT de forma eleitoreira para prejudicar sua imagem. Não vejo congruência nisso, como isso pode ter base se faz mais de um mês que a policia está em greve? E tem mais, o pedido foi feito no começo do ano e Serra simplesmente ignorou.
Os policiais civis de São Paulo têm o pior salário inicial do estado, e ficam apenas em décimo segundo como média salarial do país (Vale somente relembrar a você que somos o estado mais populoso do país, e também o mais rico). E os policiais, como em qualquer outra profissão, também devem ter o apoio dos sindicatos. Era justamente por isso que os sindicatos estavam lá e não por motivo eleitoreiro como você alegou Serra. Os policiais militares que você colocou contra seus irmãos - policiais civis - estão torcendo pelo sucesso destes. Afinal assim como os civis, os militares não recebem aumento há um bom tempo e só não entraram em greve ainda porque a lei não permite. Se os policiais militares entrassem em greve, isso seria considerada revolta armada. Serra, por favor, seja menos intransigente senão vou mandar um convite para entrar no meu blog.
Ainda na tentativa de dividir os policiais, Serra fez uma proposta pra lá de indigente. Os policiais ganham uma bonificação dependendo do tamanho da cidade onde trabalham, são 3 faixas. Na tentativa de fazer com que os policiais do interior abandonassem a greve, ele propôs a extinção da faixa mais baixa, passando todos desta para a faixa intermediária. Além de esta transição ser algo insignificante, Serra quis dividir o movimento.
Obs: já que falei aqui sobre a polícia, queria fazer um breve comentário sobre o assunto do momento que é a morte de Eloá. Estava lendo um relato de Rodrigo Pimentel, ex-oficial da PM do Rio De Janeiro, e ele disse que se o GATE disponibilizasse de uma câmera de microfibra ótica, a polícia saberia que haveria uma porta encostada no armário e saberiam que os reféns não estavam na sala e nunca fariam uma invasão tão desastrosa como ocorreu. E se tivessem uma escada que alcançasse o apartamento, fariam uma invasão pela janela, impedindo a tragédia. Aparelhos baratos para um estado como São Paulo. Ou seja, Serra, você jogou a bomba na mão da polícia, colocou a culpa neles, mas na verdade a culpa é desses anos de governo tucano que deixa a polícia de mãos atadas, com equipamentos ultrapassados, o que não condiz com a riqueza do estado.
Lembrem-se do trecho de "A Internacional" caso ainda estejam contra as greves:
"Paz entre nós guerra aos senhores!"
Esta é uma carta de esclarecimento da polícia civil à população, distribuída em seu último protesto realizado no centro de São Paulo
terça-feira, 28 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
A CAIXA DE PANDORA SOVIÉTICA PARTE I
PARTE 1.
*FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL RUSSO.
*EXPANSÃO DO IMPÉRIO.
* IVAN O TERRÍVEL.
A caixa de Pandóra Soviética
Com o presente texto e os próximos que se seguirão a este pretendo esboçar alguns elementos históricos mais ou menos em ordem cronológica desde a formação do Estado nacional russo no final da Idade Média até a trágica implosão do país dos Sovietes em 1991.
Para tal penso ser fundamental expor alguns conceitos e particularidades referentes á Ásia Central, Leste Europeu e mais especificamente á imensa Rússia. Assim neste primeiro texto decidi limitar-me aos seguintes temas FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL RUSSO.
EXPANSÃO DO IMPÉRIO. IVAN O TERRÍVEL. Para depois abordar outros.
A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial e é extremamente multifacetado, tão grande quanto suas fronteiras, também é sua diversidade étnica e cultural, formando uma verdadeira “Torre de Babel” caracteristica essa que foi especialmente ascentuada no decorrer do período soviético.
Durante duzentos anos os povos da região foram dominados pelas hordas mongóis, e tártaras (mongóis islamizados). As guerras de defesa e conquista tiveram papel fundamental na formação psicológica do povo russo.
O Império russo surgiu de um pequeno principado (Kiev), onde hoje é a atual Ucrânia, a chamada Rússia de Kiev. Com a ascendência do principado de Moscou sob comando de Ivan III, os russos finalmente derrotaram os mongóis em 1480. Foi Ivan III quem construiu o Kremlin (Fortaleza em russo), e adotou o titulo de Tzar (César), pois pretendia que o império em formação fosse uma seqüência de Roma Oriental. (a megalomania seria um traço típico da Rússia dali em diante).
No Reinado de Ivan IV (Ivan o Terrível) surgiu a denominação de "Tzar de todas as Rússias", Ivan o Terrível conquistou a Sibéria dos tártaros aumentando consideravelmente a extensão do território russo, esta expansão só se completaria mais tarde em 1645 quando os russos alcançaram o oceano pacifico.
Devo dizer que uma importante característica da Rússia (e isso deve sempre ser lembrado) é sua “mobilidade fronteiriça” a Rússia em todos os seus períodos apresenta um Processo Cíclico de Expansão e Contração de suas fronteiras, desde a formação do Estado Nacional Russo. Foi durante o Governo de Josef Stalin que a Rússia atingiu seu maior tamanho. A ultima contração de seu território e influência verificou-se em 1991 com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O advento do Governo do Vladmir Putin marcou o inicio de um novo período e novas perspectivas sobre as quais mencionarei mais detalhadamente em outra postagem.
Outro ponto que qualquer um que se arrisque a entender a Rússia deve ter em mente é que ao contrario do que de maneira geral ocorreu no Ocidente, na Rússia o Estado forjou a sociedade e não o a Sociedade o Estado (este é um dos pontos chaves a meu ver, para entender o estado soviético e uma das razões pela qual uma democracia de modelo ocidental liberal jamais terá sucesso na Rússia) ...Ou seja o Estado Russo não foi resultado de processos econômicos e sim da estrutura política; Quando Vassili III sucessor de Ivan III passou a tomar decisões sem consultar a nobreza, pois este tinha o prestigio de comandar Moscou (a cidade unificadora da terra russa).
---------------------------------------------------------------------------------
Ivan o Terrível.
Para comemorar a vitoria sobre os Tártaros Ivan o Terrível mandou construir a catedral de São Basílio (esta de cúpulas coloridas que vem a mente de todos quando se fala da Rússia). Depois de concluída a obra Ivan o Terrível mandou arrancar os olhos do arquiteto ocidental para que jamais construísse coisa semelhante para outro monarca.
Quando muito doente Ivan IV acreditando que estava prestes a morrer convocou uma reunião com nobres e conselheiros, exigiu deles que fossem fiéis a seu filho, Dmitri de poucos meses. Eles se recusaram e declararam apoio a um primo de Ivan, mas Ivan IV recuperou-se da doença. Mais tarde em um acidente e seu filho morreu afogado em um rio. Pouco tempo depois viria a morrer sua mulher. Ivan então se decidiu por vingar-se de seus conselheiros e nobres que não o foram fiéis. Eliminou milhares de pessoas com apoio de sua policia política.(Oprithnina) garantindo o apelido de “Ivan o Terrível”
---------------------------------------------------------------------------------
* Nos próximos textos pretendo escrever um pouco sobre o Império Russo no inicio do século XX, a Revolução de 1905, a Revolução Bolshevique de 1917, Lenin, Stalin e Trotsky, sobre o nascimento da URSS, e algo sobre uma fundamental questão: as nacionalidades, que após 1991 daria inicio a inúmeras guerras no leste europeu modificando constantemente a fronteiras da região.
Devo dizer que uma importante característica da Rússia (e isso deve sempre ser lembrado) é sua “mobilidade fronteiriça” a Rússia em todos os seus períodos apresenta um Processo Cíclico de Expansão e Contração de suas fronteiras, desde a formação do Estado Nacional Russo. Foi durante o Governo de Josef Stalin que a Rússia atingiu seu maior tamanho. A ultima contração de seu território e influência verificou-se em 1991 com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O advento do Governo do Vladmir Putin marcou o inicio de um novo período e novas perspectivas sobre as quais mencionarei mais detalhadamente em outra postagem.
Outro ponto que qualquer um que se arrisque a entender a Rússia deve ter em mente é que ao contrario do que de maneira geral ocorreu no Ocidente, na Rússia o Estado forjou a sociedade e não o a Sociedade o Estado (este é um dos pontos chaves a meu ver, para entender o estado soviético e uma das razões pela qual uma democracia de modelo ocidental liberal jamais terá sucesso na Rússia) ...Ou seja o Estado Russo não foi resultado de processos econômicos e sim da estrutura política; Quando Vassili III sucessor de Ivan III passou a tomar decisões sem consultar a nobreza, pois este tinha o prestigio de comandar Moscou (a cidade unificadora da terra russa).
---------------------------------------------------------------------------------
Ivan o Terrível.
Para comemorar a vitoria sobre os Tártaros Ivan o Terrível mandou construir a catedral de São Basílio (esta de cúpulas coloridas que vem a mente de todos quando se fala da Rússia). Depois de concluída a obra Ivan o Terrível mandou arrancar os olhos do arquiteto ocidental para que jamais construísse coisa semelhante para outro monarca.
Quando muito doente Ivan IV acreditando que estava prestes a morrer convocou uma reunião com nobres e conselheiros, exigiu deles que fossem fiéis a seu filho, Dmitri de poucos meses. Eles se recusaram e declararam apoio a um primo de Ivan, mas Ivan IV recuperou-se da doença. Mais tarde em um acidente e seu filho morreu afogado em um rio. Pouco tempo depois viria a morrer sua mulher. Ivan então se decidiu por vingar-se de seus conselheiros e nobres que não o foram fiéis. Eliminou milhares de pessoas com apoio de sua policia política.(Oprithnina) garantindo o apelido de “Ivan o Terrível”
---------------------------------------------------------------------------------
* Nos próximos textos pretendo escrever um pouco sobre o Império Russo no inicio do século XX, a Revolução de 1905, a Revolução Bolshevique de 1917, Lenin, Stalin e Trotsky, sobre o nascimento da URSS, e algo sobre uma fundamental questão: as nacionalidades, que após 1991 daria inicio a inúmeras guerras no leste europeu modificando constantemente a fronteiras da região.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Por Que A Marta Suplicy Irá Perder
Bem, para começar, pensei em vários temas para o blog. Gostaria até de inicar com outro tema, mas como as eleições estão
próximas, decidi começar com esse assunto, pois pode não dar tempo de publicar.
Eu votarei na Marta com toda tranqüilidade do mundo, mas explicarei aqui conforme minha opinião, porque ela irá perder essas
eleições.
Em primeiro lugar, há um moralismo do povo que não vota nela porque ela fez o decreto a favor do casamento gay. Tantas
coisas importantes, e o povo se apega a essas mesquinharias. A segunda razão é novamente o moralismo do povo: a questão da
separação dela com o senador Eduardo Suplicy, devido a uma possível traição. Se ela traiu ou não, pouco me interesso.
Quero-a como prefeita e não como mulher, mas para o povão em geral...
Marta, durante seu mandato, instituiu as taxas de lixo e luz (Lembre-se: Ela assumiu uma Prefeitura quebrada do Sr. Pitta)
com muita razão, rico tem que pagar mesmo! Mas ela foi totalmente mal-interpretada, distorceram tudo e usaram a favor dos
pulhas da oposição.
Marta usa a imagem dela lado a lado com Lula. O Lula em 10 eleições para presidência (primeiro e segundo turno) ganhou
apenas uma na capital.
O PT Paulista infelizmente não deveria ter sido arrogante, deveria ter aceitado a coligação com o PMDB, que deu muito tempo
ao Kassab - Erro repetido das eleições passadas. Marta é destemperada e fala coisas infelizes como o “Relaxa E Goza”,
(Mas você que não vota nela por isso já andou de avião!), e ela não é nem um pouco simpática. (Mas, a quero pra prefeita
e não pra recepcionista).
Segundo Turno não ganha quem tem mais popularidade, mas sim quem tem menos rejeição. Aqui em São Paulo nunca ganhou PT Serra
ou Maluf, e sim o Anti-petismo ou Anti-malufismo.
A queda do malufismo, que nunca deixou os tucanos chegarem ao Segundo Turno, permitiu que eles nunca tivessem rejeição em
São Paulo. Sempre Que chegaram e ganharam.
O povo tem que perceber que a Marta fez o bilhete único, além da questão da economia, ela também ajudou no transporte
público. Um exemplo é que não há mais a necessidade do cidadão paulista esperar uma hora no Centro para pegar um ônibus para
Grajaú, agora ele pega até Santo Amaro e de lá pega um pra Grajaú. Com isso se economiza tempo, se faz um melhor
planejamento nas linhas. Além disso, ela fez uma limpa nos ônibus velhos da cidade. Ela Criou os “Ceus”, revitalizou o
centro, e tudo isso com uma cidade quebrada.
E o Kassab? .... o que esse cidadão fez?
Ele foi Secretário de Planejamento - (Repare: planejamento não é esportes ou meio ambiente).
Ele fez o movimento Reage Pitta. Ele é Do Dem. Partido do Carlismo, apoiou o Malufismo (Como PFL).
O Dem surgiu do PFL, que surgiu do Arena, que apoiou a ditadura vendida aos Estadunidenses que ocorreu aqui no Brasil.
Ele fala das Escolas De Lata da Marta, mas no governo dela, essas escolas foram diminuídas, ela não conseguiu extinguí-las,
mas as diminuiu consideravelmente. Essas Escolas foram feitas por ninguém mais, ninguém menos que Pita, do qual Kassab era
Secretário de Planejamento.
Kassab, teve a sorte de ser prefeito no Governo Lula, (Vale lembrar que Essas Elições foi record de reeleições, isto é fruto
do seu bom trabalho e também se deve ao fato do povo não saber separar o que é responsabilidade municipal, estadual Ou
federal), ele teve um orçamento muito melhor e mais estabilizado concedido pelo governo Lula do que Marta quando exerceu
mandato de prefeita.
E mesmo assim, o povo dá mais importância a questões como a frase infeliz do “Relaxa e Goza” e outras coisas mais.
Se eu fosse acessor de marketing de Marta, eu jogaria sujo como Kassab faz, fazendo piadinhas no seu Programa Eleitoral.
Eu o colocaria ao lado de Pitta e de Maluf, colocaria a imagem do Covas ao lado de Marta, (apesar de não gostar de seu
governo Neo-Liberalista, reconheço que ele sempre foi honesto e anti-malufista), tentando trazer o Eleitorado do Alckmin.
Tentaria ganhar Pelo anti-malufismo e esqueceria Lula (apesar do bom governo, mas em São Paulo não é bem aceito), e no
último Programa, eu falaria aquelas coisas que todos sabem mas que não podemos provar. Afinal não haverá como ter direito
de resposta.Abraço E Até mais
Assinar:
Postagens (Atom)